terça-feira, 10 de novembro de 2009

Entrevista com o autor André Neves


André Neves e eu no Quiosque da Biblioteca, na Feira do Livro do Colégio La Salle Carmo


Nascido em Recife e radicado em Porto Alegre, André Neves se destaca não somente pelas belas poesias que compõem, mas também pelas ilustrações poéticas que despertam o imaginário de crianças e adultos. Suas imagens são peculiares e as técnicas aplicadas são as mais variadas criando assim o perfil desse fabuloso artista. Não foi à toa que a feira do livro do Colégio La Salle Carmo teve o prazer de trazer e compartilhar momentos de integração com os alunos, além de confabular as diversas imagens estilizadas por ele.
Aproveitando o momento, tive o prazer de trocar poucas e intensas figurinhas sobre sua vida profissional. Confira abaixo a entrevista:

Clarissa - Numa entrevista você disse que reencontrou a literatura quando estagiou no Espaço Pasárgada. Como você foi despertado para escrever a literatura infanto-juvenil?

André Neves - Sempre gostei muito de ler, mas foi no último período da faculdade de Relações Públicas que comecei a ter um contato maior com a literatura, principalmente com a poesia. Todos que frequentavam o Espaço eram poetas ou tinham algum vínculo com a poesia. Eu cuidava dessa parte de lançamento de obras de literatura infantil e infanto-juvenil e trocava muitas informações com os autores. Como lia bastante e gostava de desenhar, através de um desses contatos, que acabei ilustrando um livro que foi lançado pela Edições Bagaço, que trata da regionalidade do sertão pernambucano. E foi assim que me lancei ao mundo da literatura infanto-juvenil desenhada.

Clarissa - As ideias surgem para você a partir de um desenho ou a partir do texto que você escreveu?

André Neves - A ideia vem a partir do desenho e aos poucos vou construindo a história de acordo com os traços ilustrados. O resultado é finalizado após perceber que aquela imagem e o texto estão ligados direta ou indiretamente. Às vezes, o desenho antecipa os fatos como pode complementar o que está dito entrelinhas. Posso ler somente o texto, mas quando eu leio a ilustração percebo que há um outro tipo de leitura que compõem uma versão complementar da história. Os ilustradores são leitores que sempre buscam um melhor resultado. E hoje, o parque gráfico é um grande aliado dos ilustradores permitindo arriscar novas técnicas tornando o livro infantil um grande atrativo para os diversos públicos que leem este tipo de literatura.

Clarissa - Qual a sua relação com o personagem nesse processo de criação? Como você consegue dar vida a ele? Em cada personagem existe um reflexo do seu interior? Ou somente nos textos há esse reflexo?

André Neves - Em cada personagem existe um reflexo de forma ficcional e da fantasia em que me relaciono com eles. No fundo, em cada um deles existe uma passagem ou alguma lembrança de algum fato marcante da minha vida, em especial, da minha infância.

Clarissa - O livro "Menino chuva na rua do sol" foi inspirado na sua infância. Que significado a chuva tem na sua vida?

André Neves - Recife é uma cidade muito quente e que dificilmente chove. Durante meses a chuva demorava a cair na cidade e quando era criança sentia muita falta da chuva. E quando não temos algo que gostamos sentimos mais vontade de sentir os pingos de água baterem na pele. A chuva tem um significado muito forte na minha vida por achar que somente ela pode nos limpar.

Clarissa - Você acha que a poesia é capaz de mudar a vida de uma pessoa, assim como mudou a de Seu Ananias, em "A caligrafia de D. Sofia"?

André Neves - A poesia é capaz de mudar porque toca a alma e o imaginário. Nos traz liberdade, nos emociona, nos faz refletir... nos transforma. Eu gosto muito desse livro, pois a maior inspiração que tive foi da Badida, uma professora de pintura, que amava poesias. Ela respirava, transpirava poesias e por toda a parede da casa dela havia poesias dos diversos nomes da literatura. E o interessante é que nessa obra, todas as poesias que ali fazem parte da casa de D. Sofia foram cedidas por amigos-poetas que fizeram e fazem parte da minha vida.

Infelizmente, ainda ficaram algumas questões, mas o tempo era muito curto, mas quem sabe numa próxima oportunidade eu as faço. Para quem quiser alguma sugestão de leitura, vale a pena ler "A caligrafia de D. Sofia", "Menino chuva na rua do sol", "Maria Peçonha", etc.

4 comentários:

  1. É isso aí Clarissa!

    Bela enrevista com o nosso amigo André. Você está se saindo uma bela entrevistadora hein. Daqui a pouco vai roubar o emprego dos meus colegas de profissão.

    ResponderExcluir
  2. Oi amiga, meu pseudonimo é Florinda - Jand. kkkk Muito legal sua entrevista. Podemos trocar umas informações pois tmb trabalho em bt escolar. Vou te escrever.
    Bjs e parabéns amiguinha.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo seu blog!!!!!!!!

    ediamantino.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Olá Clarissa

    Meu nome é Adriana. Sou orientadora de leitura em na prefeitura de São Paulo e estou realizando um trabalho de pós graduação na PUC_SP sobre as obras de André Neves.

    Gostaria muito de poder entrar em contato com ele.

    Se tiver uma dica eu ficaria imensamente grata.


    Ah! Parabéns pelo seu trabalho.

    dricagabicarol@hotmail.com

    ResponderExcluir