segunda-feira, 17 de agosto de 2009

O primeiro post

Há tempos venho amadurecendo a ideia de criar um blog, o qual pudesse relatar fatos vivenciados através das diversas experiências que tive desde quando era uma simples estagiária até chegar na profissional de hoje. É uma maneira diferente de mostrar como é atuar em uma biblioteca, seja ela escolar, jurídica, universitária, etc, a partir das práticas e das furadas em que muitas vezes nos metemos.

Muitas pessoas desconhecem as habilidades do bibliotecário, achando que profissionais de outras áreas possam ocupar o espaço dele, sem saber que, na verdade, a faculdade de Biblioteconomia existe. Isto é de extrema gravidade, até porque existe uma legislação que regulamenta a nossa profissão. Procuro mostrar para outras pessoas que pensam em atuar numa biblioteca, que o trabalho é muiiiiito além de guardar e emprestar livros. Para ser bibliotecário requer paixão por livros e outros meios informacionais, sem dúvida, mas... isso somente não basta. É imprescindível que a técnica e a gestão do ambiente estejam aliados (a partir do estudo que se tem na faculdade) com as paixões ditas anteriormente.

Espero que com o passar das leituras dos posts, vocês conheçam um pouco mais sobre mim e também, dos futuros colaboradores que penso em colocar no meu blog, mostrando suas vivencias não só no Rio Grande do Sul, onde moro atualmente, mas no Rio de Janeiro, no nordeste,... em qualquer lugar desse Brasil.

Somente para finalizar, sou carioca, formada pela UNIRIO (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro) e especialista em Leitura e Produção Textual pela UCS (Universidade de Caxias do Sul).

Um comentário: